O Grupo austríaco voestalpine trabalha diariamente para enfrentar o maior desafio do nosso tempo: as mudanças climáticas.
Como meta, a Divisão Metal Forming (divisão da qual a Meincol faz parte) pretende diminuir para 0% a emissão de carbono até 2035.
Atualmente, diversos projetos de economia de energia, otimização de processos, geração de eletricidade verde ou mesmo de geração de nossa própria energia renovável estão em andamento em todo o Grupo ao redor do mundo, juntamente com esforços para motivar nossos fornecedores a implementar suas próprias medidas de proteção climática.
O roteiro do CO2 do Grupo voestalpine
- Economia de energia e otimização de processos;
- Mudança para fontes de energias renováveis;
- Produção própria de energia verde;
- Minimização da nossa pegada de CO2 de nossos produtos;
- Aumento da consciência ambiental.
Economia de energia e otimização de processos
Nosso objetivo é economizar energia sempre que possível. Planejamos alcançar isso melhorando continuamente nossos processos de fabricação e infraestruturas locais. Um método utilizado pelo Grupo é usar o calor residual da fabricação para aquecer o espaço de escritórios, por exemplo, ou para melhorar o isolamento do prédio.
Mudar para fontes de energia renováveis
A geração de eletricidade gera emissões de CO2 – porque a eletricidade não sai simplesmente da tomada. É por isso que começamos a conversão para energia gerada a partir de fontes renováveis. Na Áustria e aqui no Brasil já utilizamos exclusivamente eletricidade verde, e nossos outros locais estão a caminho de se juntar a eles.
Produzindo a nossa própria energia verde
Fornecer apenas energia renovável não é suficiente para o Grupo voestalpine. Também o produzimos diretamente onde é necessário: nos nossos locais de produção. Para isso, sistemas fotovoltaicos de grande porte são instalados em telhados, paredes e espaços abertos. Sempre que possível, também usamos energia hidrelétrica.
Minimizando a pegada de CO2 de nossos produtos
As emissões não são geradas apenas durante a produção. O transporte de mercadorias também tem impacto no clima. Consideramos como podemos reduzir ainda mais essas emissões ao longo de toda a cadeia de valor – por exemplo, durante o transporte, com nossos produtos primários e adquirindo materiais de fornecedores que, como nós, possuem um plano do carbono.
Aumentar a consciência ambiental
Queremos explorar ao máximo todas as oportunidades de redução de CO2 e, por isso, estabelecemos uma série de projetos que servirão para apoiar essa missão além de nossas próprias operações. Desejamos fazer uma contribuição ativa e desenvolver declarações ambientais de produtos, incluindo a pegada de CO2 de nossos produtos, e até mesmo criar calculadoras de CO2 simples para ajudar desenvolvedores, funcionários e clientes.
Na voestalpine Meincol
Com o propósito de buscar soluções sustentáveis que priorizem às políticas de preservação do meio ambiente e em respeito aos seus clientes que valorizam iniciativas em pró da construção de uma sociedade com um futuro melhor, a voestalpine Meincol, a mais de uma década vem adquirindo 100% da energia consumida em suas fábricas por meio de fontes renováveis, contribuindo assim para a sustentabilidade socioambiental da empresa.
Além de uma série de ações voltadas à eficiência energética que permanentemente vem sendo avaliadas e aplicadas no processo industrial da nossa organização, em 2020 a Meincol reduziu a emissão de 366,23 toneladas equivalentes de CO2 (gases do efeito estufa) através da utilização de energia de fontes renováveis, conforme metodologia do GHG Protocol Corporate Standard (Green House Gases).
Este é o compromisso assumido pela voestalpine Meincol na busca de produzir impactos positivos na sociedade em que está inserida, reconhecendo a importância da implementação de uma política de responsabilidade socioambiental.