A voestalpine Cares Run dá aos jovens brasileiros perspectivas de futuro
Com 49 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, cerca de 23% da população brasileira são jovens. Muitos deles, muitas vezes provenientes de grupos desfavorecidos, como descendentes indígenas, quilombolas e jovens com antecedentes migratórios ou deficiências, têm dificuldade em aderir à educação.
A pandemia de Covid-19 agravou esta situação, como mostra um estudo de 2022. Dois milhões de crianças e jovens entre os 11 e os 19 anos que ainda não concluíram o ensino primário não regressaram à escola após o longo confinamento. Quase metade deles (48%) disse que, em vez disso, teve que trabalhar para sustentar financeiramente as suas famílias.
A iniciativa “1 Milhão de Oportunidades” da UNICEF no Brasil dedica-se a proporcionar aos jovens acesso a uma educação de alta qualidade em disciplinas STEM (ou seja, matemática, TI, ciências e tecnologia). Ao fazê-lo, reforçam a conectividade e as competências digitais das crianças e dos jovens e proporcionam-lhes formação profissional e estágios para lhes garantir mais tarde um lugar no mercado de trabalho.
Em cooperação com o setor privado, organizações da sociedade civil e o governo brasileiro, as seguintes medidas deverão ser implementadas de forma sustentável:
» Apoio à reeducação de jovens em situação de risco
» Formação de professores e diretores em disciplinas STEM, métodos de desenvolvimento de projetos e competências digitais para o mundo do trabalho
» Oficinas STEM para alunos
» Criação de oportunidades de formação, estágio e emprego formal para jovens em situação de vida precária.
O “1 Milhão Oportunidades” já está acontecendo em mais de 1.800 comunidades e em 8 centros urbanos, principalmente na região amazônica e no norte do Brasil, e atingiu cerca de 590 mil crianças e jovens até 2023.
Nossa contribuição
Através da gestão voestalpine cares, a UNICEF:
» atinge 1.500 professores e diretores de escolas com treinamento e educação continuada
» atinge 4.500 alunos com oficinas de disciplinas STEM para lhes dar oportunidades no mercado de trabalho
» apoia jovens em risco que reingressam no sistema educativo
» cria 2.250 aprendizagens e estágios para jovens em situação de risco.