Skip to main content

Nossos consumíveis de soldagem apoiam suas metas de produtividade

 A indústria de cimento se refere às fábricas que produzem este material essencial para a construção de casas e estruturas de concreto como pontes. Essas fábricas estão presentes em diversos países, tornando-se um setor muito interessante para nós, como fornecedores globais de consumíveis de soldagem para proteção de superfícies e, mais especificamente, contra desgaste. 

Na produção de cimento, o material passa por moinhos verticais ou horizontais, dependendo do projeto da planta, onde é moído até se transformar no pó fino que conhecemos como cimento.

Esse pó é extremamente abrasivo, e seu manuseio, aliado à operação contínua 24 horas por dia, faz da indústria de cimento um dos ambientes mais desafiadores para as máquinas de produção em termos de desgaste.

O desgaste severo resulta em grandes perdas na eficiência da produção, bem como na redução da qualidade e da vida útil das máquinas. Além disso, há um aumento nos custos de manutenção do equipamento de produção. 

Isso significa que as superfícies dos moinhos verticais e horizontais devem ser protegidas para aumentar a resistência ao desgaste durante a operação e prolongar a vida útil do equipamento de produção. Uma solução muito eficiente para aumentar a resistência ao desgaste e, assim, prolongar a vida útil dos equipamentos é a aplicação de revestimentos de soldagem resistente ao desgaste ou de hardfacing.

 

 Os principais processos de soldagem para a aplicação de revestimentos são eletrodos revestidos (SMAW) ou arames tubulares (FCAW). A soldagem por arco submerso (SAW) também seria uma opção, mas apenas para superfícies maiores e em posições planas. 

A soldagem com eletrodos revestidos é muito flexível e pode ser realizada em todas as posições e em qualquer circunstância, o que é prático para reparos sem a necessidade de desmontar todo o moinho. Para revisões e reformas totais dos moinhos, onde grandes áreas precisam ser reconstruídas, a soldagem com arames tubulares de hardfacing oferece uma vantagem na taxa de deposição e no tempo de soldagem, o que determina o tempo total de inatividade do moinho. Assim, esta última opção oferece uma solução econômica e robusta. 

Como parte do processo de produção, o material também passa por um grande forno cilíndrico, chamado de forno rotativo, onde é aquecido até se transformar no cimento. Devido à alta temperatura no forno, podem ocorrer trincas por fadiga, que podem se transformar em trincas maiores ou até mesmo na ruptura da parede do forno. Esse tipo de problema também pode ser corrigido por soldagem, geralmente com eletrodos revestidos de composição especial (liga à base de níquel), garantindo resistência, alongamento e resistência a trincas quando o forno volta a operar. 

A UTP oferece um pacote completo de consumíveis de soldagem de alta qualidade para proteção contra desgaste, manutenção e reparo, otimizando a produtividade das plantas de cimento. 

Visão geral do produto

Consumíveis de soldagem