Skip to main content

Proteção excepcional do equipamento de processamento de cana-de-açúcar

Nos países ensolarados que têm o clima adequado para o cultivo da cana-de-açúcar, como o Brasil, a Colômbia, a África do Sul, a Índia, a China, Cuba e a Austrália, a indústria açucareira é um fator significativo nas suas economias. 

A maioria dos países conclui uma safra (colheita) por ano, mas alguns têm um clima tão favorável ao crescimento em certas regiões que é possível efetuar duas safras. Após a colheita, a cana-de-açúcar é transportada para as usinas de açúcar e etanol, onde é transformada em açúcar e etanol. Neste processo, a cana-de-açúcar é introduzida na usina, onde é primeiro desfibrada  e depois moída através de cinco a seis enormes ternos, com conjunto de 4 rolos, esmagando e extraindo o caldo líquido bruto da cana, que constitui a base do açúcar. Após o tratamento do caldo, segue-se a limpeza, a secagem e a trituração até obter uma granulometria fina. Depois disso, o açúcar mascavo está pronto. O açúcar mascavo também pode ser transformado em açúcar refinado (branco), o que é preferido em algumas regiões do mundo. 

     

     O resto da cana-de-açúcar, o bagaço, é utilizado em uma caldeira para produzir vapor para um gerador que produz eletricidade. A parte mais importante do processo é a unidade de moagem com os seus rolos trituradores, porque quanto mais eficiente for o seu funcionamento, mais caldo é extraído e mais dinheiro pode ser feito com ele. 

    Os rolos de moenda podem ter cerca de 2 m de comprimento e têm superestruturas triangulares na superfície exterior, com os triângulos a terem cerca de 50-60 mm de largura, interligados de forma semelhante a rodas dentadas (rodetes). Estes rolos têm de ser suficientemente fortes para não se desgastarem sob pressão e perderem eficiência, mas os frisos são o mais importante, razão pela qual tem de ser revestidos. Este revestimento dos frisos é feito com eletrodo revestido ou arame tubular, enquanto o processo de moagem está em curso. O revestimento é aplicado nos frisos e em suas laterais. Este processo de revestimento da lateral do friso, conhecido como chapisco, cria uma superfície  rugosa de carbonetos. Isto é feito para melhorar a eficiência da extração da cana e para manter o rendimento, proporcionando uma superfície suficientemente rugosa para evitar o deslizamento da cana desfibrada à medida que é puxada para a área de encaixe entre os rolos da moenda. 

    Outra parte importante das atividades de soldagem na fabricação de açúcar são os martelos desfibradores no início do processo, uma vez que a cana-de-açúcar vem diretamente do campo. A cana de açúcar contém muita areia, o que, para além da dureza da própria cana de açúcar, acrescenta outro efeito abrasivo ao equipamento de trituração. Por este motivo, os martelos e as facas são revestidos com consumíveis de soldagem de revestimento duro. Outras peças de desgaste típicas destas usinas de açúcar são: placas desfibradoras, tambor nivelador, rodetes, bagaceiras, pentes, etc. 

    A proteção contra desgaste com consumíveis de soldagem UTP está presente no setor sucroalcooleiro desde a década de 70, participando do desenvolvimento de produtos que atendam às crescentes exigências técnicas e de produtividade das usinas. Ao longo dos anos, adquirimos um grande conhecimento na produção e fornecimento de consumíveis de soldagem adaptados às necessidades e aplicações específicas desta indústria. 

    O desgaste leva a perdas de eficiência na produção e a uma redução da qualidade e da vida útil das máquinas e ferramentas. Também leva a um aumento nos custos de manutenção de todo o equipamento de produção. A UTP oferece um pacote completo de consumíveis de soldagem de proteção contra o desgaste de alta qualidade para manutenção e reparo que ajudam a otimizar a produtividade das usinas desse segmento. 

    Fornecemos produtos de primeira classe para manutenção e reparo, revestimento e metalização; incluindo ligas de carbonetos complexos e com dureza específica que satisfazem os mais diversos requisitos de resistência ao desgaste neste segmento da indústria. 

    Visão geral do produto

    Consumíveis de soldagem