Skip to main content

A voestalpine Böhler Welding oferece consumíveis de soldagem para a construção de tanques criogênicos, equipamentos de produção para liquefação e regaseificação de gás, além de transporte por navios-tanque ou gasodutos. Oferecemos soluções inovadoras de soldagem, em conjunto com o desenvolvimento de aços inovadores, graças à forte colaboração com nossa empresa irmã, voestalpine Heavy Plates. 

Armazenamento - Tanques de GNL (Gás Natural Liquefeito)

O gás natural se torna líquido a uma temperatura de -163°C. Isso significa que, para armazenar gás natural em grandes tanques a essa temperatura, é necessário o uso de aços classificados para aplicações em temperaturas criogênicas. Aços com teor de níquel são tipicamente utilizados para essa finalidade.  As regras de design e construção de tanques criogênicos da API 620 determinam a classificação das chapas a serem usadas, todas testadas a -196°C.  

O aço ASTM A553 tipo I é o mais clássico aço com teor de níquel utilizado no mercado, contendo 9% de níquel. Recentemente, nossa empresa irmã, voestalpine Heavy Plates, tem trabalhado na produção do aço ASTM A645 grau B, que apresenta propriedades mecânicas idênticas ao A553, mas com apenas 6% de níquel, tornando-o muito mais econômico.  

Em termos de soluções de soldagem, a Böhler Welding há muito tempo fornece consumíveis à base de níquel para a soldagem de aços com níquel. Temos 25 anos de referências em projetos por todo o mundo. Eletrodos revestidos manuais, arames tubulares semi-automáticos e soldagem por arco submerso fazem parte de nossa linha de produtos, atendendo às mais exigentes demandas do mercado. 

Processamento - Unidades de liquefação ou regaseificação de GNL

Após o pré-tratamento do gás natural, que consiste na remoção de mercúrio, purificação (CO2/H2S) e secagem (H2O), aplica-se um processo de separação de líquidos do gás natural para remover todos os condensados possíveis, além de componentes mais valiosos como GLP, etano, butano ou metano. Em seguida, o nitrogênio é extraído até um nível de cerca de 1%.  

O gás então passa por um complexo sistema de resfriadores para atingir sua temperatura criogênica de armazenamento. O resfriamento ocorre em um sistema complexo de trocadores de calor de alumínio. 

Transporte - Tubulações e Tanques de GNL

Gasodutos criogênicos são instalados entre a planta de processamento e o navio transportador de GNL para transportar o gás natural líquido do tanque de armazenamento criogênico até o navio-tanque de GNL.  

Esses dutos são geralmente feitos de aço inoxidável, adequado para aplicações criogênicas. Consumíveis de soldagem específicos para aço inoxidável foram desenvolvidos e produzidos pela Böhler Welding para atingir a energia de impacto necessária a -196°C.  

O gás natural líquido pode ser transportado por navios-tanque. Aços com teor de níquel são usados no casco do navio-tanque. A Böhler Welding desenvolveu soluções de soldagem econômicas e eficientes em comparação com as ligas de níquel padrão. 

Visão geral do produto

Consumíveis de soldagem

Seleção de equipamento

Equipamento de soldadura