Skip to main content

A indústria química requer materiais de construção específicos e utiliza uma vasta gama de ligas resistentes à corrosão em equipamentos expostos a ambientes altamente corrosivos, altas pressões e temperaturas. A voestalpine Böhler Welding fornece consumíveis de soldadura especificamente concebidos para os principais processos de soldadura aplicados no fabrico de componentes da indústria química, tais como recipientes, tanques, válvulas e bombas, etc 

Componentes de soldadura para as fábricas de processamento químico

A voestalpine Böhler Welding oferece os consumíveis de soldadura mais adequados para os componentes críticos mais importantes das fábricas de processamento químico, com uma vasta gama de produtos para alta temperatura e ligas resistentes à corrosão húmida. Para aplicações de alta temperatura, para citar algumas, estão disponíveis materiais de enchimento para ligas como a Liga 600, 800H ou 617, que são normalmente utilizadas em instalações de pirólise, craqueamento térmico e desidrogenação. 

Para os requisitos exigentes de corrosão húmida na presença de cloretos e outros meios altamente corrosivos, toda a gama de ligas de níquel, desde a liga 625 até à sofisticada liga 59 ou C22, é coberta por consumíveis de soldadura testados com todos os métodos de teste de corrosão relevantes exigidos pela indústria. A voestalpine Böhler Welding também oferece soluções de alta qualidade para a soldadura de aço inoxidável duplex e lean duplex com todos os processos de soldadura, bem como soluções específicas para aços austeníticos especiais e super austeníticos. 

A voestalpine Böhler Welding possui uma extensa base de dados de testes de corrosão em juntas soldadas realizados em vários meios corrosivos com excelentes resultados qualitativos (indicações) e quantitativos (taxas de corrosão e temperaturas críticas). Para a indústria de processamento de produtos químicos inorgânicos, a voestalpine Böhler Welding oferece varetas, fios e eléctrodos revestidos para o material de base austenítico com elevado teor de silício (~4%), necessário em concentrações muito elevadas de ácido nítrico (>67%) para garantir uma excelente resistência à corrosão até ao ponto de ebulição. 

Componentes de soldadura para a indústria de dessalinização

Os problemas de corrosão nos principais componentes (conchas, colectores, colectores de pulverização, tubos, chapas de tubos) são uma preocupação séria na indústria da dessalinização. 

Os consumíveis de soldadura da voestalpine Böhler Welding cumprem os requisitos da indústria, que variam frequentemente em função do teor de sal da água. A gama de metais de adição disponíveis inclui os aços inoxidáveis austeníticos padrão, os aços inoxidáveis duplex, a liga 400 e as ligas Cu-Ni. 

A nossa experiência aprofundada em questões de corrosão, a disponibilidade de uma base de dados de resultados de testes e o nosso conhecimento abrangente de aplicações constituem a base para soluções de sucesso. 

Componentes de soldadura para a indústria da ureia

A ureia ou carbamida, um composto orgânico derivado do amoníaco, é o fertilizante mais utilizado no mundo. O sector de alta pressão de uma instalação de produção de ureia é constituído pelo reator, o stripper e o condensador, que têm as seguintes funções principais 

  • A síntese da ureia tem lugar no reator 
  • O stripper extrai os vapores de CO2 e amoníaco que não reagiram 
  • O condensador condensa estes vapores em carbamato de amoníaco, que é finalmente devolvido ao reator. 

O nível de pressão pode rondar os 150 bar e a temperatura entre 180°C e 210°C, dependendo do equipamento e do processo selecionado. 

Os materiais de retenção de pressão são geralmente aço Mn-Mo-Ni de baixa liga. Os cascos e as chapas tubulares são então revestidos ou soldados nos pontos em que as superfícies entram em contacto com o fluido do processo. As tubagens podem ser bimetálicas, revestidas ou feitas inteiramente de aço inoxidável do tipo ureia (por exemplo, 316L UG e 310MoL). 

Na soldadura de aços inoxidáveis do tipo ureia, devem ser tomadas precauções especiais para evitar precipitações indesejáveis de fases intermetálicas, controlando rigorosamente os parâmetros de soldadura e a temperatura de interpasse. Por este motivo, os processos de soldadura mais utilizados para a união são o GTAW e o SMAW. 

A voestalpine Böhler Welding tem uma experiência específica e sólida neste sector e domina todos os processos de soldadura aplicáveis. Os consumíveis especiais de soldadura das classes 310MoL e 316L UG para união e revestimento na área de alta pressão das fábricas de produção de ureia apresentam excelentes resultados no teste de corrosão Huey e são amplamente utilizados, bem referenciados e aprovados pelos principais licenciadores e empresas de engenharia de processos. 

Visão geral do produto

Consumíveis de soldagem

Seleção de equipamento

Equipamento de soldadura