Skip to main content

A voestalpine Böhler Welding fornece consumíveis de soldagem resistentes à corrosão e oxidação em altas temperaturas para o revestimento de tubos de caldeira e outros componentes, visando a operação otimizada de usinas de incineração de resíduos. O revestimento de peças novas ou corroídas tornou-se a principal solução para combater a corrosão característica em usinas de incineração de resíduos. Devido à atmosfera rica em cloretos, é necessário o uso de materiais de adição à base de níquel. 

Excelente resistência ao calor e à corrosão

A Liga 625 possui excelente resistência ao calor e à corrosão, sendo comumente usada na geração de vapor em temperaturas de serviço de até 450°C. É amplamente aplicada no revestimento de paredes de membrana, evaporadores e pré-aquecedores. 
A Liga 686 tem um número equivalente de resistência à corrosão por pites (PREN) muito alto e, graças ao maior teor de níquel e molibdênio, possui uma resistência ainda maior à corrosão em ambientes redutores, sendo adequada para o revestimento de tubos de aquecimento com temperaturas acima de 450°C. 

Para garantir a resistência à corrosão e oxidação do revestimento de solda, não é apenas a composição química do consumível de soldagem que é determinante. O processo de soldagem e os parâmetros de soldagem têm influência direta na composição do revestimento. Para otimizar essa resistência, busca-se um baixo teor de ferro (Fe), motivo pelo qual técnicas de baixo aporte térmico são utilizadas. Ao otimizar o processo de soldagem GMAW pulsado, a Böhler Welding desenvolveu o processo de soldagem clad pulse para reduzir a diluição com o material base durante a soldagem e, assim, diminuir o teor de Fe no revestimento. 

Aplicações de soldagem em usinas de rnergia a partir de resíduos

Zona radiante - Caldeira

Para novos componentes, os revestimentos de soldagem são aplicados nas paredes de membrana em oficinas utilizando equipamentos estacionários especiais. Para componentes corroídos, unidades móveis de soldagem podem ser usadas no local, dentro da câmara de combustão, para renovar e reparar as camadas de proteção contra corrosão. Várias técnicas de soldagem podem ser utilizadas, sendo o processo GMAW pulsado o mais comum, mas outras técnicas, como a pulverização térmica, também podem ser usadas. A pulverização por arco, utilizando arames sólidos ou tubulares com química específica, é uma boa alternativa ao GMAW pulsado. Quando o acesso aos equipamentos automatizados é limitado, a SMAW ou GTAW manual pode ser utilizada nos processos de revestimento. 

Tubos do superaquecedor

Revestimentos de solda são aplicados em tubos individuais em oficinas com equipamentos estacionários. O processo de soldagem preferido é o GMAW pulsado. Para evitar a distorção dos tubos, água fria é injetada neles durante o processo de soldagem para resfriá-los. 

Canal de alimentação

Placas de desgaste especiais, projetadas para suportar abrasão em altas temperaturas, são utilizadas para proteger o canal de alimentação contra a abrasão causada pelos resíduos ao serem alimentados na câmara de combustão. 

Visão geral do produto

Consumíveis de soldagem

Seleção do equipamento

Equipamento de soldadura