Skip to main content
  • LCC e RAMS como fatores de sucesso tecnológico e econômico
    Maior disponibilidade de infraestrutura - menores custos de ciclo de vida (LCC)
  • Ferramenta LCC interativa para trilhos
    Nossas soluções de software LCC apoiam os operadores de infraestrutura na avaliação de estratégias de aquisição e manutenção de trilhos, avaliando os custos do ciclo de vida (LCC).
Life-Cycle-Costing
LCC
Reliability, Availability, Maintainability, Safety
RAMS

Otimização do ciclo de vida da infraestrutura ferroviária - Como melhorar o desempenho dos sistemas ferroviários?

O compromisso de longa data com o sistema ferroviário e suas inter-relações nos ensinou que tanto a qualidade inicial quanto a manutenção adequada do sistema são fatores-chave para uma infraestrutura ferroviária confiável e econômica. Assim, a voestalpine tem como foco a melhoria de todo o ciclo de vida de nossos produtos.

Os operadores ferroviários precisam de uma infraestrutura eficiente e competitiva para competir com outros meios de transporte. Frequentemente, os contratos públicos seguem o princípio do fornecedor mais barato. Entretanto, critérios e fatores ecológicos como disponibilidade, desempenho e custos já podem ser avaliados ao longo de todo o ciclo de vida. "Dr. Jochen Holzfeind, Diretor de Tecnologia da voestalpine Railway Systems.

Dr. Jochen Holzfeind, Diretor de Tecnologia da voestalpine Railway Systems

Maior disponibilidade, redução de custos - Seleção de produtos à base de LCC para trilhos

lcc tool presentation

 Como empresa líder em tecnologia de infraestrutura ferroviária, nos esforçamos constantemente para melhorar nossos produtos para todos os tipos de aplicações ferroviárias, a fim de alcançar a maior vida útil possível e baixos requisitos de manutenção, mesmo sob as condições mais desafiadoras

Os termos RAMS (Reliability, Availability, Maintenance, Safety), LCC (Life Cycle Costs) e CSR (Corporate Social Responsibility) são, portanto, conceitos-chave que acompanham o desenvolvimento de produtos desde o início, e ganharam cada vez mais importância nos últimos anos.

Enquanto as análises LCC avaliam todos os custos que surgem durante o ciclo de vida de um produto, e assim refletem um dos critérios mais relevantes na compra de novos produtos, o RAMS representa a base técnica dessas análises. Em outras palavras, os números RAMS representam os principais indicadores técnicos de desempenho dos componentes ferroviários, e apenas uma avaliação sólida na via com pessoal qualificado e equipamentos sofisticados podem servir como base para essas avaliações.

Além disso, levando muito a sério sua responsabilidade social e ambiental, a voestalpine está ampliando o escopo de avaliação do sistema ferroviário para correlações de sustentabilidade global. A Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) é utilizada como um procedimento de várias etapas para calcular o impacto ambiental de nossos produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida.

O potencial geral de aquecimento global usado como parâmetro para impacto ambiental   muitas vezes referido como "pegada de carbono" - de uma solução de infraestrutura ferroviária é ideal para o uso na avaliação do impacto ambiental dos produtos. Assim, não apenas os processos e tecnologias de produção, como a tecnologia ambiental amigável HSH® da voestalpine devem ser levados em consideração.  Uma avaliação econômica e ecológica representativa do produto só pode ser feita focando uma abordagem de ciclo de vida, considerando todas as etapas da vida de um produto de forma holística (princípio "do berço ao túmulo").

Sejam trilhos super-premium, aparelhos de mudança de via de alta velocidade com jacarés de ponta móveis ou soluções inovadoras e inteligentes de sinalização, quando se trata de design de produto, nosso foco sempre é fornecer a mais alta qualidade e garantir o máximo benefício ao cliente em termos técnicos, econômicos e ambientais.

Análise LCC - baseada em décadas de experiência e dados

Com o objetivo de encontrar uma estratégia de investimento sob medida (levando os produtos certos ao lugar certo), a voestalpine desenvolveu um cenário de três diferentes ferramentas de LCC que permitem ao cliente comparar os impactos econômicos e ambientais de produtos e várias soluções de sistema.

As ferramentas visam fornecer aos nossos clientes análises de LCC totalmente transparentes para trilhos e aparelhos de mudança de via –  provando a confiança de que nossos componentes duráveis e de baixa manutenção resultam no menor custo total de propriedade com manutenção otimizada e melhores números ambientais.

A ferramenta „LCC Trilho - Segmento“ -  foi especificamente desenvolvida para analisar os custos do ciclo de vida para uma única curva em determinadas circunstâncias. A ferramenta nos permite fornecer avaliações de LCC para pontos críticos em novos projetos ou fornecer análises muito precisas para aprovações de vias. Além do aspecto LCC, o parâmetro CSR „Pegada do Carbono“ com base nas emissões de gases da produção também podem ser calculadas. O aumento da vida útil e a redução dos esforços de manutenção acabam levando diretamente à redução das emissões de CO2 específicas do produto para a ferrovia.

A ferramenta "LCC Aparelhos de mudança de via " segue a lógica analítica da ferramenta "LCC Rail" e é capaz de avaliar o impacto econômico ao selecionar diferentes componentes de aparelhos de mudança de via, resultando em uma recomendação feita sob medida com os componentes que melhor se ajustam ao sistema do cliente.

A aplicação "LCC Trilho - Linha" é a inovação do nosso panorama de ferramentas. É uma aplicação GIS (Geographic Information System) baseada em décadas de medições de campo de diferentes aços ferroviários em operações de transporte de cargas, tráfego misto, metrô e VLTs. É uma ferramenta estratégica, onde diferentes níveis perfis de trilhos e estratégias de manutenção podem ser comparadas com base em parâmetros RAMS, LCC e CSR. A combinação eficaz de ferramentas visa oferecer uma base sólida para a tomada de decisões para os engenheiros ferroviários de maneira independente se estão mantendo sistemas existentes ou considerando investimentos em novos sistemas.

Embora os muitos anos de experiência em medições da voestalpine em escala global, forme a base para as avaliações, as análises LCC podem ser ainda mais refinadas usando dados de medições dos bancos de dados de clientes. A experiência em várias investigações conjuntas mostrou que o uso dessas fontes de dados leva a resultados mais precisos e à base de tomada de decisão mais sólida. Entretanto, essa nova ferramenta de cenário não atende apenas nossos clientes, mas também auxilia os consultores na escolha certa do produto e pode ajudar as universidades ou instituições de pesquisa na avaliação de produtos da geração futura.

Um companheiro para encontrar a estratégia de investimento mais econômica e ecológica para seus produtos

Ao combinar a experiência de nossos engenheiros com nossas novas ferramentas, a voestalpine Railway Systems auxilia os clientes na busca da estratégia de investimento em produto mais econômica e ecológica.

lcc rail tool
Exemplo de análise de custo de ciclo de vida: Análise de LCC para região montanhosa

Não importa se estamos avaliando estratégias de grade de trilhos para reinvestimento ou projetos greenfield, levando em conta o máximo possível de dados locais, entregamos análises RAMS e LCC sob medida.

Added value:

  • Recomendações para o planejamento de investimento orientado para LCC
  • Uma ferramenta de software baseada em GIS (sistemas de informações geográficas)
  • LCC de diferentes soluções trilho ferroviário para seções e redes inteiras de trilhos
  • Números RAMS para seções e redes inteiras de vias
  • Aspectos de CSR, tais como a redução das emissões de CO2 devido a vida útil prolongada.
  • A competência técnica dos engenheiros da voestalpine Railway Systems, com base em décadas de experiência de campo
  • Seleção de componentes com base no menor LCC

Como podemos ajudá-lo?

Se tiver perguntas ou feedback, não hesite em nos contatar. Temos todo o prazer em ajudar!

CONTACT US